tutorial

Propriedades visuais

Para entender como as animações funcionam, precisamos começar pelas propriedades visuais. As propriedades visuais de um objeto são compostas por posição, rotação, escala e opacidade. No Camtasia, tudo isso é ajustado com a precisão perfeita dos pixels no painel Propriedades, na guia de propriedades visuais.

A aba de propriedades visuais do Camtasia, usada para ajustar a escala, opacidade, rotação e posição de um objeto

Animações

Uma animação é uma mudança de um conjunto de propriedades visuais para outro – uma ponte de um início para um final. No Camtasia, as animações aparecem como setas diretamente em cima de um clipe.

Ao adicionar uma animação pela primeira vez, vai parecer que nada mudou, pois ela está fazendo a transição entre dois conjuntos idênticos de propriedades visuais.

a seta de animação selecionada na linha do tempo do Camtasia

Animando propriedades visuais

Para animar as propriedades visuais de um objeto, selecione a mídia e coloque a playhead à direita da animação para alterar as propriedades visuais do estado final. Da mesma forma, coloque a playhead em qualquer ponto à esquerda para alterar o estado inicial da animação.

O comprimento da seta de animação determina o tempo que a mudança levará, ou a velocidade da animação.

a seta de animação na linha do tempo do Camtasia, onde o estado da mídia mudará antes e depois da seta de animação

Atenuação

À medida que um objeto é animado, a aparência e a sensação de movimento é chamada “atenuação.” No Camtasia, há cinco opções e cada uma serve para coisas diferentes. A configuração padrão é “Auto.”

  1. Auto (padrão para atenuação exponencial)
  2. Entrada/Saída exponencial
  3. Linear (sem atenuação)
  4. Saltar
  5. Mola